Concessionária BRK reforça orientação para uso consciente de água. Consumo segue elevado no município.
O mês de dezembro, tradicionalmente conhecido pelas chuvas, tem início de forma bastante atípica em Sumaré. Os primeiros dias do mês têm sido secos, mantendo a tendência de 2021, que por nove meses registrou o volume de chuvas abaixo das médias climatológicas. No acumulado do ano, as chuvas no município estão 34% inferiores à média histórica.
De janeiro a novembro, a cidade teve um acumulado de 662 milímetros, de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por medir o volume de chuvas em todo o estado de São Paulo, e de equipamentos instalados pela BRK Ambiental em suas captações. A média histórica para o período é de 1.002 milímetros de chuva.
O mês de novembro registrou apenas 86 milímetros de chuva na cidade. Esse índice pluviométrico é 16% inferior ao registrado em 2020, quando no mesmo mês foram contabilizados 103 milímetros de chuva. No comparativo com 2014, ano da pior crise hídrica já vivenciada no Sudeste, o volume de chuvas de 2021 chega a ser 11% inferior. Naquela ocasião, novembro teve o registro de 96 milímetros de chuva.
E, de acordo com o portal Climatempo, os sumareenses podem se preparar para um dezembro quente e de poucas chuvas, o que mantém a cidade numa condição de alerta em relação às captações para o abastecimento público. O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) incluiu Sumaré, em seu monitoramento mensal, na relação de cidades da região metropolitana de Campinas (RMC) classificadas em estado de alerta. O monitoramento tem como base dados disponibilizados pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA).
A concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, reforça a orientação para o uso consciente de água, especialmente diante das condições dos mananciais de captação do município.
A represa do Horto II se encontra atualmente em estado crítico, com 41% da capacidade atual. A represa do Marcelo está em estado de atenção, com 61% de sua capacidade. A represa do Horto I opera em condições normais com 75% de capacidade e o rio Atibaia, principal manancial do município, apesar de ter seu nível normal com 1,65 metro, quando o mínimo necessário para captação é de 1,20 metro, tem apresentado uma baixa qualidade de sua água bruta.
“Vivenciamos um novo ano atipicamente seco. O cenário é bastante semelhante a 2014, com pouco volume de chuvas e impacto nos mananciais de captação, e o que temos observado é a necessidade de se atentar ao consumo consciente de água. Reforçamos que apesar da chegada do mês das chuvas, o momento é de muita atenção e precisamos todos fazer o bom uso da água. É uma medida necessária e de interesse de todos, concessionária e população”, afirma Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré.
No município, o consumo médio por habitante/dia neste ano (de janeiro a novembro) foi de 151,4 litros, o que significa que cada pessoa tem consumido, pelo menos, 41,4 litros de água a mais por dia que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU); que diz que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene.
Em novembro, foi consumido em Sumaré 1,257 bilhão de litros de água, 0,3% a mais que o consumo registrado no mesmo mês em 2020, de 1,254 bilhão de litros. No comparativo mensal entre 2021 e 2020, o consumo de água se manteve superior por seis meses neste ano.
A concessionária lembra que pequenas atitudes fazem uma grande diferença no uso e na preservação dos recursos hídricos. “Na rotina de casa, nos afazeres domésticos, é possível evitar o desperdício usando a máquina de lavar na capacidade adequada para o volume de roupas, utilizar a água do tanque para lavar quintal e varanda, usar o balde para lavar calçadas e carros em vez de mangueira, molhar as plantas com um regador removível e econômico, de preferência no início da manhã ou à noite, fechar as torneiras ao escovar os dentes e ensaboar as louças e, principalmente, não demorar nos banhos”, reforça o gerente.
Dicas para um uso mais consciente de água estão disponíveis na página da campanha Jogando junto pela água, em https://jogandojuntopelaagua.com.br/. Neste endereço eletrônico, a BRK reúne todas as informações relacionadas a estiagem, como dados atualizados dos mananciais de captação, índices pluviométricos e um detalhamento das ações da concessionária no município.